Pintado de mais de 1,62 m é capturado em Fátima do Sul

André Navarro
com informações do site fatimanews.com.br


Peixe foi solto para reproduzir mais espécimes fortes


FÁTIMA DO SUL - Três amigos se surpreenderam ao pescar um peixe com mais de um metro e meio de comprimento e com mais de 50 quilos, no rio Dourados, em Fátima do Sul, a 238 quilômetros de Campo Grande. De acordo com o empreendedor Rodrigo Jorge, de 34 anos, o peixe é da espécie pintado e ganhou um beijo antes de ser solto.
Conforme Rodrigo, o peixe mediu 1,62 metro e demorou cerca de 50 minutos, do momento que foi fisgado até a retirada do rio: "Estávamos em um barco e procurávamos dourado quando sentimos algo pesado na linha e começou o grande desafio", explicou Rodrigo.
A briga para retirar o peixe foi de mais de uma hora
O pintado é um dos peixes mais capturados em Mato Grosso do Sul. No Pantanal, onde a pesca esportiva atrai milhares de visitantes, ele está presente em toda a bacia do rio Paraguai, além de baías e corixos. 
Considerado um peixe de grande porte, raramente se encontram pintados do tamanho que o grupo de amigos fisgou em Fátima do Sul. Mais de 50% dos pintados fisgados não chega aos 80 cm, que é a medida mínima exigida por lei para abate. 
A legislação de pesca deve mudar no Estado de Mato Grosso do Sul, com novas normas, inclusive instituindo-se o pesque e solte a exemplo do que fez o Rodrigo e seus amigos. A pesca será apenas um esporte para quem gosta de praticá-la. 
A mudança da legislação deve impulsionar as pisciculturas e a criação de peixes em tanques artificiais. Com isso, a economia do Estado pode ter uma nova mola de propulsão financeira e uma atividade alternativa para aqueles que hoje são pescadores profissionais.

Peixe ganhou beijo antes de ser solto




Comentários