Comandantes das PMs de todo o Brasil se reúnem em São Paulo


André Navarro
Corumbá - 08/03/2018

Comandantes da PM e Bombeiros do MS com ministro
(fotos: divulgação PM)

Os comandantes da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, Waldir Ribeiro Acosta e do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Joilson Alves do Amaral participaram, em São Paulo, da primeira reunião de 2018 do Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares. O evento que teve início no dia 6 de março e termina hoje, contou com a presença do Ministro da Segurança Pública Raul Jungmann. O encontro era muito esperado depois da intervenção decretada pelo Governo Federal na Segurança Pública do Rio de Janeiro e dos anúncios de investimentos na estruturação do setor em todo o país.
Acosta adiantou que a reunião foi muito importante para melhorar os rumos da Segurança Pública, mas só deve detalhar o que foi conversado quando regressar ao Estado. O coronel Waldir Acosta, que já comandou o 6º BPM em Corumbá, que fica na fronteira com a Bolívia, conhece as dificuldades enfrentadas no combate ao tráfico de drogas e de armas que fazem de Mato Grosso do Sul um corredor da criminalidade. Além de Corumbá, Ponta Porã no sul do Estado, fronteira com o Paraguai, são as duas cidades que mais necessitam de atenção.
Waldir cumprimenta Jungmann
Especialistas em segurança afirmam que se o governo realmente investir no bloqueio das fronteiras, traficantes não conseguirão entrar no país com a quantidade exorbitante de drogas e armas pesadas, como acontece nos dias de hoje. É preciso, além do patrulhamento terrestre, o aéreo e o fluvial. Também é necessário limpar os pontos de venda de drogas existentes na zona urbana, as chamadas “bocas de pó” que abastecem os usuários locais capazes de praticar crimes violentos em busca de dinheiro para sustentar o vício.
Com a bandeira prioritária do Governo Federal erguida para a Segurança Pública no País, espera-se agora que realmente a eficácia do trabalho venha através de investimentos e fortalecimento das polícias. Já não era sem tempo que algo do tipo que se anuncia fosse feito no Brasil e, o presidente Michel Temer, ao que parece, enxergou nesta, uma possibilidade de se reabilitar para concorrer à presidência da República.  
Durante o cronograma das reuniões em São Paulo, foi realizada visitação na 13ª Feira Internacional de Segurança, onde os Comandantes Gerais conheceram os novos equipamentos que podem ser empregados na segurança pública, com objetivo de salvaguardar a vida dos policiais e bombeiros militares e tornar o serviço mais eficiente.
E este, equipamentos de segurança, é um dos pontos que estão na berlinda. Em várias cidades brasileiras, fora do Mato Grosso do Sul, policiais reclama de coletes a prova de balas, vencidos, pistolas que disparam e acertam o próprio policial, equipamentos obsoletos na guerra contra bandidos munidos de equipamento de guerra. Uma covardia que põe na berlinda homens que acabam morrendo todos os dias no cumprimento do dever de salvaguardar a vida do próximo.
Com informações da Assesoria de Comunicação da PM/MS


Comentários