Guardas municipais de Corumbá vão usar armas em trabalho diário

Tropa está sendo preparada para o emprego de armamento de fogo

                                  Fotos: Kleverton Velasques (PMC)
Preparação exige responsabilidade de guardas municipais
André Navarro - Integrantes da Guarda Municipal de Corumbá, tanto os que fazem o trabalho de guarda patrimonial quanto de agentes de trânsito, estão sendo preparados para utilizar armas de fogo. Revólveres, pistolas e até fuzis devem fazer parte do arsenal a ser empregue em casos extremos pela tropa que vem atuando em auxílio às polícias, principalmente à PM.
O treinamento vem sendo feito com pessoal especializado do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar e conta também com apoio das polícias Federal e Civil. O aprendizado vai desde o conhecimento profundo de cada arma, como montagem e desmontagem e sistema de funcionamento, até a escolha correta do local do alvo a ser atingido. 
A guarda municipal tem tido papel fundamental na defesa do ciadão corumbaense e, por isso, deve estar cada vez mais capacitada e equipada, a exemplo do que acontece em outras cidades do país. A utilização de armas de fogo por guardas municipais em Mato Grosso do Sul já é feita em Campo Grande e Dourados, e outras cidades, logo deverão adotar o mesmo sistema. 
"Nós temos até 2016 para concluir esse treinamento e a utilização das armas será feita de forma gradativa", explicou o prefeito Paulo Duarte. Segundo ele, não serão todos os guardas que terão autorização para andar armados, mas um grupo que desempenhará determinado tipo de serviço que exigira o aparato bélico. 
O prefeito também garantiu que tudo será feito com muita responsabilidade e, em detrimento disso, pessoal altamente preparado está sendo recrutado para organizar as ações. O comandante da Guarda Municipal hoje é o tenente coronel Ubiratan Bueno, da reserva da PM, que já comandou o 6º Batalhão da Polícia Miliar em Corumbá. A superintendência de segurança deve ser transformada em Secretaria Municipal de Segurança Pública. A pasta continuará sob o comando do policial federal aposentado Fernando Lucena que o prefeito Paulo Duarte classificou como peça fundamental no processo de aprimoramento da segurança ao cidadão corumbaense. 
Agentes patrimoniais e de trânsito serão credenciados a portar armas

Comentários