Foto: José Luiz ![]() |
O tempo está fechando todos os dias na região do Alto Pantanal |
André Navarro - O Pantanal pode registrar uma supercheia em 2015 se a temporada de chuvas vier realmente com força. A bacia pantaneira ainda tem muita água remanescente da cheia deste ano e, o represamento em Porto Murtinho é evidente. Com isso, se começar a chover forte na cabeceira do Alto Pantanal, no ano que vem o nível do rio Paraguai na régua do Serviço de Sinalização Náutica do Oeste, órgão da Marinha no 6º Distrito Naval de Ladário, tende a ultrapassar os seis metros.
Em conversa informal com o pesquisador Carlos Padovani, da Embrapa Pantanal, ele afirmou que existe essa possibilidade e deve falar a respeito ainda este mês. Porém, tudo vai depender dos níveis de chuva nas regiões mais altas, que é o que determina a cheia da bacia. A água que vem do Corixo Grande, que fica na Bolívia, de Cáceres, no Mato Grosso e Bela Vista do Norte, no Mato Grosso do Sul, é canalizada para encher o Pantanal.
Nesta sexta feira, 24/10, o nível do rio Paraguai, em Ladário foi de 3,52 m. Este ano, o nível máximo do rio foi de 5,42 m no dia 12 de junho. Nos últimos cinco anos a maior cheia registrada foi em 2011, quando o nível do rio foi a 5,62 m. Para se ter uma ideia, naquele ano, em 24/10, o rio estava em 1,66 m, ou seja, vazou bem mais do que este ano. Sendo assim, se a chuva pegar a planície parcialmente alagada, como está, a possibilidade de uma supercheia, que é verificada quando a marcação ultrapassa os 6 m em Ladário, é real.
Comentários
Postar um comentário