Do Diário de Guarapuava: O guia de pesca guarapuavano Marco Aurélio Scartezini de Meirelles atingiu o recorde mundial de pesca de traíra, com um exemplar de 3,8 kg. Ele fisgou o peixe em um dos alagados do rio Iguaçu, Salto Segredo, em outubro de 2013. O recorde foi reconhecido em julho deste ano.
Pouco tempo depois de ter o recorde homologado, no entanto, ele foi superado por um amigo pescador, de União da Vitória – Luis Octavio Mendes de Oliveira Castro, que é o atual detentor do título, com uma traíra de 4 kg.
Segundo Meirelles, seu intuito não era manter o recorde, mas tirar o título do recordista anterior, um americano. “O recorde anterior era de 2,95 kg, e eu mesmo já tinha pescado traíras maiores. Então pensei ‘vou ficar esperto’, e assim que eu pescasse uma maior, eu tentaria fazer todo o processo de homologação”.
Ele então se informou com a IGFA (Associação Internacional de Pesca Esportiva, na sigla em inglês) sobre os procedimentos, adquiriu um manual em português, e depois que pescou uma traíra que achou competitiva, em outubro de 2013, enviou o material para a entidade. “Como você deve soltar o peixe, você tem que mandar a linha, a isca que você usou, a balança usada para pesar, fotos de várias formas, leader, informações da carretilha, régua. Passou um tempo, eu fui acompanhando o processo, e enfim foi homologado”, contou. “Eu sei que já foram pegas traíras maiores que essas – tem relatos e até fotos. Mas ninguém homologou. Pegar é fácil. Mas fazer todo o processo para homologar é complicado”.
Os dois amigos agora mantêm uma competição saudável, para tentar bater o recorde anterior. Além disso, querem também trazer para o Brasil outro título de pesca. “O recorde atual de tilápia é de 1,26 kg. Queremos superar esse também”.

Comentários
Postar um comentário