362 kg de cocaína - PF desarticula quadrilha internacional de tráfico


(EPTV - Campinas) - Duas pessoas de Araraquara e uma de Matão estão entre as seis pessoas presas durante a operação Planária realizada na manhã desta quinta-feira (14), em Ribeirão Preto, Araraquara, Matão e Pontal.
A operação é resultado de um ano de investigações para desarticular uma quadrilha de tráfico internacional de drogas. A pasta base de cocaína era trazido da Bolívia, saindo de Puerto Quijarro, próximo à fronteira com o Brasil. Parte vinha por avião para as regiões de Araraquara e Ribeirão Preto, com pouso em pistas clandestinas na zona rural.
Outra parte do entorpecente era transportado por terra ou por rios, cruzando a fronteira em dois pontos: Cáceres (MT) e Corumbá (MS). De lá era colocada em caminhões e trazida para o Estado de São Paulo, para ser refinada e depois distribuída para outras regiões do país, chegando inclusive ao nordeste.
A Polícia Federal de Araraquara investiga o caso há um ano. De acordo com o delegado Nelson Cerqueira, vários núcleos independentes trabalhavam para essa organização, dando maior poder de distribuição da droga.
Em março, um caminhão da quadrilha foi interceptado em Rondonópolis, Mato Grosso, com 362 quilos de cocaína, que viriam para a nossa região. Na época, duas pessoas foram presas.
A partir das prisões em março a polícia chegou a uma central de refino da cocaína em Matão e também a um dos comandantes da quadrilha, que morava em Araraquara e foi preso. As investigações continuaram até a identificação de boa parte dos integrantes desse grupo de tráfico internacional de drogas. Com a operação desta quinta, feita em quatro estados, a quadrilha foi desmantelada.
Dezenas de veículos foram apreendidos. Parte estava em uma garagem, no bairro Vila Xavier, em Araraquara. A suspeita é de os carros sejam usados para lavagem de dinheiro.
Em Ribeirão Preto, os policiais fecharam duas lojas de motos na avenida Francisco Junqueira. Em uma delas foram apreendidos R$ 14 mil em dinheiro. Também foi descoberto um laboratório de refino de cocaína. Foram apreendidos seis motos e 16 carros.

Comentários